quarta-feira, 11 de julho de 2012

Morango do Amor ... O sabor de um lugar, será que é possível?

Hoje, lembrei-me de um quitute que comia apenas nesta época do ano na minha cidade natal, Andradas, época em que acontece a Festa do Vinho.

Durante o período da festa é comum a montagem de barraquinhas que vendem uma variedade de alimentos e bebidas, entre eles o caldinhos de feijão, cachorro quente, pão de queijo, espetinhos e lógico os vinhos.

Mas, hoje, o que me tras mais saudade é a do Moranguinho do Amor que também vendia Maçã e Uva do Amor. Esta barraquinha não era montada dentro da festa, ela ficava ali, bem na praça central o que fazia a gente ficar com vontade de comprar toda vez que passava.

Não sei dizer se o Moranguinho do Amor ainda é produzido lá nesta época, há muito tempo não vou à Festa do Vinho, mas como a vontade foi mais forte, resolvi produzir aqui em casa numa tarde de sábado.

Adianto que não foi tão fácil como pensei - queimei o dedo, a calda seca bem depressa na fruta e como eu não fiz em grande quantidade ficou díficil de manejar o palito que é bem grande. Mas valeu a pena, matei a vontade!


*** Coloquei o granulado para enfeitar o prato pois não consegui passar no morango por conta da calda secar bem rápido, não peguei o jeito disso, risos.

Receita -  Morango do Amor

Ingredientes

Calda de Açúcar

1 xícara de água
3 xícaras de açúcar cristal
1 colher de sobremesa de corante em pó
1 colher de café de cremor tártaro

Morangos

Modo de preparo

Misture tudo e leve ao fogo e não mexa mais (para que a calda não cristalize), utilize um pincel molhado para limpar as bordas.
A calda estará pronta após +/- 10 minutos de cozimento. Para fazer o teste da calda, deixe um pote com água gelada ao lado do fogão, quando a calda começar a ficar mais pesada com bolhas mais lentas, pegue um pouco da calda e coloque nesta vasilha com água, a calda ficará dura e fará um barulho de vidro quebrado (bem sutil), é o chamado ponto de caramelo fraco. O melhor é utilizar o termômetro culinário, a calda estará pronta quando atingir 150C.
Desligue o fogo e passe os morangos. Caso a calda comece a ficar grossa, volte ao fogo para amolecê-la.

Dica

Utilize palito de dente e espete apenas um morango nele, fica mais fácil para trabalhar com a calda e passar no chocolate, coloque em um prato e sirva a porção.

Outra maneira de servir o Moranguinho do Amor, com um pedaço de torta de chocolate!



Tenha um doce dia!

Um comentário:

  1. minha historia é parecida com a sua. É um sabor de infancia, que faz muito tempo que eu estou com vontade. Mas depois dessa receita eu vou testar ainda essa semana !!!! Muito obrigada

    ResponderExcluir