domingo, 5 de agosto de 2012

Pão de queijo e tarde preguiçosa ....What's else?

Aproveitaram bem o fim de semana? Espero que sim.... o meu foi repleto de boa conversa com amigos. Que tal então preparar algo bem gostoso para o fim de tarde deste domingo?

Há muito tempo procuro uma receita de pão de queijo que me agrade, tentei algumas e esta foi a que chegou mais próxima do que chamamos de Pão de Queijo Mineiro. O que me ajudou muito também foi ler sobre os tipos de polvilho, doce e azedo, e saber a função de cada um 

Receita - Pão de queijo tradicional Mineiro

Ingredientes

1 kg de polvilho azedo
1 colher (chá)de sal
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de óleo
200 gramas de queijo minas curado ralado grosso(*)
leite o quanto baste (+/- 1 xícara)

Modo de Preparo

Em uma vasilha,  misture o polvilho com o sal. Ferva a água com o óleo. Em seguida, escalde o polvilho com o líquido fervente e mexa com a ajuda de uma colher de pau. Se preferir, adicione o leite aos poucos (cerca de 1/2 xícara) para ajudar a resfriar a massa. Assim que a massa estiver fria, adicione os ovos previamente batidos com um garfo, e sove bem. Adicione o queijo e misture tudo, sem sovar desta vez, pois queremos a presença dos pedacinhos de queijo. Caso a massa esteja dura, adicionar mais leite até dar o ponto a massa, que deve está mole e grudando um pouco nas mão. Para enrolar, pegue um pouco da massa com auxilio de uma colher e enrole com as mão untadas de óleo. O tamanho você escolhe (uma colher de chá cheia da um bom tamanho). Coloque as bolinhas em uma forma, deixando um pouco de espaço entre elas, pois crescerão. Leve para assar em forno preaquecido a 230C, assim que as bolinhas crescerem e começar a rachar, abaixar a temperatura para 200C a 180C. Retire e sirva.

(*) O queijo pode ser comprado ralado e até ralado fino, a única diferença é que o queijo ficará mais misturado a massa (sem pedacinhos). Uma parte do queijo curado pode ser trocado por parmesão, tudo depende do seu paladar.

Lembro que este pão de queijo fica com o aspecto de biscoito, crocante por fora e um pouco oco por dentro. Caso queira mais "massa"é indispensável a utilização do polvilho doce.

Ainda quero tentar fazer esta receita trocando uma parte da quantidade de polvilho azedo por polvilho doce para ver a consistência. Quem sabe você não possa tentar! 

Espero que goste e que faça sucesso!


Esta receita foi inspirado neste vídeo:


Além de gostoso, o pão de queijo também é uma opção de alimento sem glutten.

Nenhum comentário:

Postar um comentário